Covid-19, Notícias

Mundo registra recorde de mais de 3 milhões de casos de covid em 24 horas

Em meio à disseminação da variante ômicron, o mundo registrou um novo recorde de casos de covid-19 em 24 horas, com mais de 3 milhões de infecções. Os dados foram divulgados hoje pelo Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford.

O número total registrado foi de 3,28 milhões. O dado foi mais uma vez impulsionado pelos Estados Unidos, que registraram 1,48 milhão de casos.

OMS (Organização Mundial da Saúde) alertou que a variante não deve ser descrita como branda. Estudos sugerem que ela tem menos probabilidade de deixar as pessoas gravemente doentes do que as variantes anteriores de covid, mas o número de pessoas infectadas vem deixando os sistemas de saúde sobrecarregados, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

As hospitalizações por covid-19 nos Estados Unidos atingiram recorde ontem (132.646 pacientes), de acordo com uma contagem da agência de notícias Reuters, à medida que a variante ômicron se espalha pelo país, preocupando as autoridades quanto a uma possível saturação dos sistemas de saúde.

A ômicron parece ser transmitida muito mais facilmente do que as variantes anteriores do vírus. A cepa foi estimada como responsável por 95,4% dos casos de coronavírus identificados nos Estados Unidos em 1º de janeiro, informou o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA).

Algumas instituições de saúde já suspenderam procedimentos eletivos e outras estão permitindo que profissionais da saúde que testaram positivo para covid-19 continuem trabalhando.