Notícias, Saúde

Fevereiro laranja é o mês de conscientização e combate à leucemia

Leucemia é uma doença maligna do sangue e dos tecidos que produzem células sanguíneas. Ela é caracterizada por um aumento anormal e descontrolado de células sanguíneas imaturas, conhecidas como blastos, que não conseguem realizar suas funções normais.

A leucemia é uma doença relativamente comum, especialmente em idades avançadas. No Brasil, aproximadamente 10.800 novos casos são diagnosticados a cada ano e a leucemia é responsável por aproximadamente 2,5% de todas as mortes por câncer.

Ela pode se manifestar através de alguns sintomas: febre inexplicável, sensação de fraqueza e fadiga persistente, perda de apetite, perda de peso inexplicável, sangramentos e hematomas que aparecem com facilidade e sangramentos nasais, dificuldade para respirar, petéquias, pequenos pontos vermelhos que aparecem na pele por causa de sangramentos.

O diagnóstico de leucemia geralmente envolve exames de sangue e de medula óssea, além de biópsias. O tratamento depende do tipo de leucemia e pode incluir quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e terapia alvo.

Infelizmente, a prevenção da leucemia não é totalmente compreendida, já que a causa da maioria dos casos é desconhecida. No entanto, existem algumas medidas que podem ajudar a minimizar o risco de desenvolvimento da doença, incluindo: evitar contato com produtos químicos tóxicos e radiação ionizante; consumir uma dieta rica em frutas, verduras, grãos integrais e proteínas; praticar atividade física regularmente e manter um peso saudável; além de evitar o tabagismo. Exames de sangue regulares podem ajudar a detectar precocemente a leucemia, aumentando as chances de tratamento bem-sucedido.

A leucemia é uma doença séria que afeta a produção de células sanguíneas. Embora não exista uma forma conhecida de prevenção, é importante estar ciente dos sintomas e realizar exames regulares para garantir um diagnóstico precoce e tratamento eficaz. O mês de fevereiro, representado pela cor laranja, é uma oportunidade para lembrarmos a importância de falar sobre a leucemia e apoiar aqueles que lutam contra esta doença.