Legislativo, Notícias

Vereadores de João Pessoa discutem Plano Diretor no retorno dos trabalhos

Os vereadores de João Pessoa retomam as atividades legislativas nesta terça-feira (7) , e já prometem uma agenda cheia pela frente. Entre as prioridades para o ano, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), destaca a discussão do novo Plano Diretor. A proposta foi encaminhada pela Prefeitura no fim do ano passado e, agora, será debatida com a população, para só então ser votada.

O ano será marcado, também, pelo trabalho de acompanhamento das ações da Prefeitura da capital. O prefeito Cícero Lucena (PP) confirmou presença na abertura dos trabalhos, quando apresentará as propostas do Executivo para o terceiro ano da gestão. Dentro das atribuições do Legislativo municipal há, ainda, o acompanhamento das ações realizadas pela prefeitura e a implementação das Emendas Cidadãs, fruto de indicação dos parlamentares.

O plano de ação da Câmara de João Pessoa prevê para este ano o retorno das ações nos bairros, com a Câmara Itinerante. A cada mês os vereadores vão a um bairro para conversar com a população e colher junto a ela as pautas que deverão ser debatidas pela Casa. O trabalho foi suspenso durante a pandemia e será retomado neste ano. As cobranças da população também devem nortear as emendas que os vereadores apresentarão neste ano.

Outro objetivo elencado pela Mesa Diretora da Câmara é a realização do 3º Encontro do Conalec (Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais) e do 2º Encontro Estadual de Câmaras Municipais. Os dois eventos ocorrerão de forma simultânea no meio do ano e são voltados para a capacitação dos parlamentares, bem como a discussão sobre a pauta de interesse dos legislativos de todo o país.

Para este ano, também, o presidente da Câmara Municipal prevê o início da construção da nova sede do Legislativo municipal. O projeto já foi aprovado e o financiamento, garantido.