Opinião

PSB trabalha para ampliar seus quadros e dar continuidade ao “projeto João” em 2026

O terreno da política é movediço, instável, sempre disposto a novas acomodações. Partidos políticos sabem e contribuem com isso e já se organizam, com suas lideranças, para as próximas eleições. A prefeita de Monteiro, Anna Lorena acaba de ingressar no PSB, chega pra dar suporte a João Azevêdo na região no cariri.

Fato curioso: Lorena foi eleita em 2020 pelo PL de Jair Bolsonaro. Portanto, não foi a pauta programática que a aproximou de João e do PSB. Houve uma articulação por trás da adesão que passa pelo fortalecimento da sigla, mas que traz benefícios mútuos: o apoio do governo estadual faz toda a diferença nas gestões municipais e no ambiente de negócios porque destrava recursos e, consequentemente, investimentos.

Lorena, por sua vez, comanda o movimento municipalista feminino na Paraíba, tem interlocução importante com prefeitas paraibanas e pode contribuir com o fortalecimento da gestão João II e do PSB, que mira em 2026. Sim, 26 está no radar e, por isso, a sigla precisa de resultados robustos nas eleições do ano que vem e está preparando o terreno.

No início da semana o secretário de Planejamento do Estado, Tibério Limeira, assumiu o PSB em João Pessoa com a missão de reposicionar o partido na capital onde João perdeu para o bolsonarista Nilvan (PL) Ferreira nas eleições para o governo. No fim do ano passado o deputado Gilbertino, do União, ex-prefeito de Lagoa, aderiu à base governista. Perceba que há uma movimentação do litoral ao sertão na tentativa de ampliar os apoios a João e fortalecer o PSB.

Melhorar o capital do partido que fez apenas oito prefeituras em 2020 é fundamental. Melhorando o desempenho em 24, fortalecendo a legenda nos municípios e os diretórios municipais, o PSB abre caminho para 2026 de modo que o atual projeto tenha continuidade, que os aliados cresçam e expandam seu território – afinal, há uma relação de troca – e que João seja eleito senador.

Há também um movimento contrário, da oposição, para tentar desgastar, minar esses apoios a João, e isso vai se intensificar daqui por diante, mas estando com a máquina na mão, a preço de hoje, João tem o que os adversários não têm: o poder da generosa caneta do estado. Como bônus, uma boa relação com o governo federal.