Notícias

‘Conselhão’ decide o destino da atual gestão da reitoria na UFPB na próxima segunda-feira

Posse de Valdiney Veloso está prevista para esta semana

Após um ano e nove meses, depois de muita mobilização e conflitos, os três Conselhos Superiores da Universidade Federal da Paraíba (Consuni, Consepe e Conselho Curador) irão decidir na próxima segunda-feira 29/05/2023, sobre a destituição do reitor e da vice reitora.

É um caso inédito na história da UFPB, e praticamente sem precedentes no Brasil – à exceção de um caso parecido na UFRGS, mas que não avançou porque foi feito sob a gestão Bolsonaro no MEC. Então é o primeiro processo como este sob o novo governo, que poderá representar uma referência para todas as universidades com reitores nomeados contra a eleição da comunidade acadêmica.

A reunião discutirá o dossiê da intervenção na UFPB, que reúne fatos antidemocráticos, irregularidades e ilegalidades da gestão de Valdiney Veloso e Liana Albuquerque. O documento foi produzido pelo Comitê pela Autonomia e contra Intervenção na UFPB, movimento formado por membros das três categorias da comunidade universitária (estudantes, técnico administrativos e docentes).

Esta será a segunda reunião do “Conselhão” – como é apelidado o conjunto dos três conselhos superiores reunidos – para tratar do assunto. A primeira reunião, ocorrida no dia 16 de maio, foi marcada por manobras, já que a vice-Reitora está conduzindo os trabalhos, o que é ilegal, por configurar atuação em causa própria. A reunião inteira voltou-se à discussão do impedimento de Liana Albuquerque: os conselheiros indicando a necessidade de votar pela sua substituição na presidência, e ela, como presidente, impedindo esta votação. Ao final, tendo a Vice-Reitora abandonado a reunião, os conselheiros se reuniram e convocaram nova data para o Conselhão: 29 de maio. A comunidade universitária espera um desfecho com o retorno à democracia na UFPB.

Comitê de luta pela democracia e contra a intervenção na UFPB