Política com pimenta

Três encontros do PT neste fim de semana em João Pessoa mostram um partido ‘partido’

Neste sábado o PT da Paraíba estará dividido.  Até aí, nenhuma surpresa. O PT é cheio de gavetas onde cabem grupos diversos, dos mais radicais aos mais moderados. Mas neste sábado… o dia reserva três encontros em João Pessoa. Não se trata de onipresença, mas de dissidência.

O grupo que apoia o governador João Azevêdo, capitaneado pelo presidente estadual da legenda, Jackson Macêdo, estará em encontro de partidos progressistas. COnfirmaram presença PSB, PV, PC do B, PDT, REDE, PMN, Agir36, Solidariedade. O PSOL  negou o convite por entender que não participou da formulação da carta de intenções dessa frente. Ainda: afirma que há partidos envolvidos com íntima relação com a direita local, distante da pauta programática da esquerda. Será no Classe A Recepções.

Em um outro ponto da cidade, no Sindicato dos Bancários, Av. Beira Rio, militantes do partido que defendem candidatura própria estarão juntos. Nesse grupo consta a presença de Luciano Cartaxo, ex-prefeito da capital por dois mandatos que deixou o PT em 2015, passou pelo PSD e pelo PV antes de retornar à legenda em 2021.

Por fim, uma outra ala petista lança a corrente ‘Democracia Socialista – DS’, em um encontro na sede regional do PT, em Jaguaribe, com a participação de Joaquim Soriano, secretário de Assuntos Institucionais do PT nacional, que fará um debate sobre “O governo Lula, as mudanças que o Brasil precisa e o papel do PT”.

Enquanto este bloco pensa no fortalecimento do governo de Lula – e isso inclui apoio a candidatos e partidos aliados mesmo que custe uma candidatura petista local – os demais focam nas eleições 2024.

Todo esse cenário, claro, divide opiniões: para uns um partido democrático; para outros, um partido rachado. Independente da corrente, seja majoritária ou não, essa divisão não é bom presságio. O PT paraibano começa o aquecimento para a disputa do ano que vem dando uma bola fora: sem a menor unidade entre seus jogadores de base.