Notícias

Engasgos podem ser fatais. Samu orienta como salvar pessoas engasgadas

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de João Pessoa (Samu-JP), por meio do seu Núcleo de Educação Permanente (NEP), divulgou técnicas de como proceder em casos de engasgo e obstrução das vias aéreas. As condutas utilizadas pelo Samu-JP seguem rigorosos protocolos, implementados nos serviços de urgência e emergência de todo o mundo. Esses protocolos são diferenciados para vítimas de engasgo adultas, crianças e bebês em fase de amamentação (lactantes).

“Seguindo os protocolos, para as pessoas acima de 1 ano de idade, é utilizada uma manobra denominada de ‘Heimlich’, que são compressões abdominais. Nos bebês, é usada uma técnica chamada de ‘Tapotagem’, que consiste em pequenas tapas nas costas do bebê, na área das escápulas, fazendo cinco tapotagens e cinco compressões no nível do tórax”, revelou Vinícius Lemos, instrutor do Núcleo de Educação Permanente do Samu-JP.

Segundo o NEP, a importância de seguir corretamente essas condutas serve para minimizar o risco de morte, pois quando as manobras são feitas de forma correta, o paciente é trazido de volta após passar pela ocorrência do engasgo.

Manobra de Heimlich – A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

Tapotagem – A tapotagem é uma técnica utilizada para auxiliar na mobilização da secreção nos pulmões. Ela pode ser realizada com a mão posicionada em formato de concha ou com um bico de mamadeira (bebês). A tapotagem deve ser realizada no tórax da criança, na parte da frente do tórax, lateral e nas costas.