Após 28 anos, João Pessoa terá eleição sem candidatas mulheres disputando a prefeitura
Os eleitores pessoenses não terão a oportunidade de votar em candidatas mulheres para o cargo de prefeita nestas eleições. Após 28 anos, essa será a primeira vez que a capital paraibana ficará sem essa possibilidade. Entre os partidos que lançaram suas candidaturas, nenhum optou por uma representante feminina para encabeçar uma chapa. A única mulher que tinha possibilidade para isso, Cida Ramos (PT), terminou sendo descartada pelo partido, em detrimento da escolha do ex-prefeito e deputado estadual Luciano Cartaxo (PT). A legenda deixou o cargo de candidata a vice-prefeita na chapa para Amanda Rodrigues.
O mesmo fez o Podemos, com o deputado federal Ruy Carneiro, que escolheu a perita criminal Amanda CSI, do MDB para a disputa na vice.
Veja como é o histórico de candidaturas femininas ao cargo de prefeita de João Pessoa:
2020
Edilma Freire (PV) – 43
Rama Dantas (PSTU) – 16
2016
Cida Ramos (PSB)
2012
Estela Bezerra (PSB)
Lourdes Sarmento (PCO)
2008
Lourdes Sarmento (PCO)
2004
Lourdes Sarmento (PCO)
2000
Lourdes Sarmento (PCO)
1996
Lúcia Braga (PDT)
Lourdes Sarmento (PCO)
Nadja Palitot (PSB)
Apesar da importância, poucas mulheres políticas têm demonstrado desconforto com a ausência. Entre as mulheres que estão se candidatando à vaga de vereadora, a Michelle Carneiro levantou a bandeira, em um vídeo apresentando os candidatos ao governo municipal e questionando a falta de representatividade feminina nessas eleições. Michelle teme que isso reflita na Câmara Municipal, influenciando na falta de escolha de mulheres parlamentares. Atualmente, apenas uma mulher está na Casa legislativa.
“Eu fico indignada que os partidos não deem espaço. Reforço o apoio à luta para aumentar a representatividade na câmara municipal de João Pessoa. Estamos vivendo um retrocesso em João Pessoa, precisamos nos unir para eleger a maior bancada feminina da história de João Pessoa, cada mulher tem a responsabilidade de mudar a baixa representatividade feminina na política de João Pessoa e pensar que isso tb deve acontecer em todas as cidades da Paraíba e do Brasil. Precisamos de uma João Pessoa Democrática e mais Justa Socialmente.
Michelly Carneiro é filiada ao Republicano que apoia o reeleição do prefeito Cícero Lucena, porém afirma não se sentir confortável em votar numa Chapa só de homens. “O mínimo que o futuro prefeito tem que fazer é aumentar a participação da mulher na administração Municipal “, reflete.