Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Crime perfeito!

Enquanto escrevo estas palavras, já são 56 mortos e milhares de desabrigados na tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul. A maioria deles já vivia mergulhado na pobreza. E não se pode culpar Deus nem tampouco a natureza…

Ler mais

Magníficas!

Em 2020, as professoras Terezinha e Mônica venceram a disputa para reitoria da UFPB. Mas, por uma decisão autoritária do então presidente Jair Bolsonaro (PL), não foram nomeadas. Apesar da injustiça, elas nunca esmoreceram. Continuaram em defesa dos princípios democráticos…

Ler mais

Bolsonaro e os “paraíbas”

Um dos traços marcantes da personalidade política de Jair Bolsonaro (PL) é o preconceito contra os nordestinos. No dia 19 de julho 2019, o então presidente Bolsonaro, durante um café da manhã com jornalistas, teve um ataque de “sincericídio” e…

Ler mais

O “fiútestvér” de Bolsonaro

Na calada da noite, em plena segunda-feira de Carnaval, Jair Bolsonaro (PL) foi abrigar-se na embaixada da Hungria, país liderado pelo primeiro-ministro Viktor Orbán. Ele afirmou, em depoimento por escrito à Polícia Federal, que fora “discutir política” com o embaixador…

Ler mais

Não dá pra esquecer

Madrugada do dia 1º de abril de 1964. Uma poderosa coluna militar, composta de milhares de soldados em tanques de guerra, caminhões e jipes desloca-se de Minas Gerais em direção ao Rio de Janeiro. À medida que a tropa avança,…

Ler mais

Missão Impossível

O tenente-coronel Mauro Cid já cumpriu várias missões criminosas: Falsificação de sua própria carteira de vacinação e da sua família. Também falsificou a carteira de vacinação de Jair Bolsonaro (PL) e da sua filha Laura. Atuou na venda de joias…

Ler mais

Ele é “imprendível”?

Sejamos justos. Jair Bolsonaro sempre se manteve coerente com suas convicções antidemocráticas. Ao longo da sua longa e improdutiva vida política, ele nunca apresentou um projeto para aprimorar a democracia e, ao chegar ao poder, seja como deputado federal, seja…

Ler mais

O avesso da educação

Todos os países que alcançaram um considerável patamar de desenvolvimento econômico com distribuição de renda investiram maciçamente em educação. Nações como Inglaterra, França, China, Estados Unidos e Coreia do Sul, para ficarmos em apenas alguns exemplos, perceberam que construir um…

Ler mais

Trump again?

Donald Trump, o candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, está cada vez mais próximo de ocupar novamente a Casa Branca, queiramos ou não. Ao menos que a justiça americana o impeça devido à tentativa de golpe contra a democracia,…

Ler mais

Palestina: genocídio ou holocausto?

O Hamas é uma organização terrorista. Disputa o poder com Al Fatah, entidade político-militar fundada pelo líder carismático Yasser Arafat, em 1959. O Hamas surgiu em 1987, a partir da primeira Intifada contra Israel. Seu principal objetivo é destruir o…

Ler mais