Colunista

Lúcio Flávio Vasconcelos

Lúcio Flávio Vasconelos é Professor Titular do Departamento de História da UFPB. Apaixonado pela fascinante história da América Latina e leitor voraz de seus atores, escreve para o Blog na coluna Política e História.

ÚLTIMAS POSTAGENS

Lula e os ruralistas

Esqueçam o centrão, aquele conglomerado de partidos políticos de direita que sobrevivem de cargos governamentais e verbas ministeriais. Ele é só um instrumento. Quem manda mesmo no Congresso Nacional são as bancadas ruralista (300 deputados federais e 44 senadores), da…

Ler mais

Collor, o retorno

Poucos lembram dele, o autodenominado Caçador de Marajás. Fernando Collor de Mello foi presidente do Brasil por um curto período, entre 1990 e 1992, quando sofreu o impeachment, acusado de corrupção. Aos 40 anos de idade, Collor era uma mistura…

Ler mais

Os crimes do Telegram

Vivemos tempos sombrios. As redes sociais, que poderiam contribuir em grande medida para a difusão do conhecimento científico, incentivar a cultura e aproximar os povos têm, na verdade, servido para difundir fake news, ampliar preconceitos e incentivar os discursos de…

Ler mais

La famiglia

La famiglia Bolsonaro parece ter saído da imaginação de Mario Puzo, escritor italiano e autor do famoso livro O Poderoso Chefão. Mas infelizmente, para o Brasil e para o mundo, seus componentes são de carne e osso e ainda são…

Ler mais

A culpa é da morfina?

A morfina foi inventada em 1805 pelo farmacêutico alemão Freidrich Sertuner. Ela é derivada da papoula. E, por causar sonolência em quem a toma, Sertuner resolveu fazer uma homenagem à divindade grega Morfeu, filho de Hipnos, o deus do sono….

Ler mais

Uma branca, um negro e o chicote

A cena é de revirar o estômago. Uma mulher branca chicoteia um homem negro com uma corda de amarrar cachorro. Não é uma imagem do Brasil escravagista pintada pelo francês Jean-Baptiste Debret. É o retrato explícito do racismo no Brasil…

Ler mais

Autoritarismo na UFPB

1º de abril de 1964. Militares e civis de extrema direita deram um golpe de Estado no Brasil. Estabeleceram a censura, perseguiram, prenderam, torturaram e mataram centenas de jornalistas, intelectuais, trabalhadores, estudantes e professores que lutavam contra o regime autoritário….

Ler mais

Lula: entre o sonho e a realidade

Brasil de 2002. Estava de saída o governo FHC com baixa aceitação popular, marcado por uma agenda de privatizações e implantação do projeto neoliberal, forjado pelo governo de Washington. José Serra (PSDB), candidato presidencial sem carisma e carregando o peso…

Ler mais

Nicarágua Libre?

Ninguém nasce ditador, torna-se ditador. Daniel Ortega, presidente há onze anos da Nicarágua, caminha célere para o rol dos líderes autoritários da América Latina. Ele transformou o processo revolucionário no seu país em uma escalada autoritária de consequências nefastas para…

Ler mais

Qual o papel dos militares?

As Forças Armadas são fundamentais para garantir a soberania de um país. Sem elas, qualquer nação corre o risco de ser invadida por um país rival que cobice suas riquezas. Além disso, os militares têm a missão de atuar internamente…

Ler mais