Notícias

IFPB manifesta apoio ao indicativo de greve do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação

O Instituto Federal da Paraíba aprovou, por unanimidade, apoio a mobilização organizada pelos servidores e emitiu um comunicado oficial em resposta ao indicativo de greve aprovado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB). Reafirmando o direito constitucional à greve e reconhecendo a legitimidade das reivindicações dos trabalhadores, a Reitoria expressa preocupação com os potenciais impactos da paralisação no percurso formativo dos estudantes.

Leia a nota na íntegra:

“A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba vem a público se manifestar a respeito do indicativo de greve aprovado em assembleias organizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica da Paraíba (Sintef-PB).

Reafirmamos que o direito à greve é Constitucional, cabendo às entidades de classe garantir a interlocução com o governo. E cabendo ao governo ampliar o diálogo e oferecer alternativas ao conjunto de servidores mobilizados para a greve.

Reconhecemos a legitimidade e urgência das reivindicações que têm pautado o movimento paredista. Ao mesmo tempo em que compartilhamos a mesma aflição pelo desmonte do qual a rede federal foi alvo nos últimos anos.

Também manifestamos nossa preocupação sobre os efeitos extensivos de uma greve no percurso formativo dos nossos estudantes. Nesse sentido, enfatizamos a importância do diálogo entre os segmentos e nos comprometemos em realizar o acompanhamento e a gestão da necessária reposição das atividades que eventualmente venham a ser suspensas.

Destacamos ainda que o Governo Federal já instaurou um Grupo de Trabalho há meses para dialogar estas questões com as representações sindicais e acreditamos que o pleito está sendo analisado em sua seriedade.

De nossa parte, garantimos aos servidores que:
a gestão manterá um canal de negociação e diálogo permanente com o Sindicato;
a gestão encaminhará junto às instâncias superiores as reivindicações de técnico-administrativos e de docentes;
a gestão irá garantir o direito à manifestação e à reivindicação dos trabalhadores da educação.

Destacamos que a valorização dos servidores da educação é essencial para o desenvolvimento do país e que a garantia da oferta de educação profissional pública e de qualidade é uma causa que une a todos nós.
Nessa mesma perspectiva, o Conselho Superior (Consuper) do IFPB, que é composto por representantes de todos os segmentos da instituição e da comunidade externa, aprovou por unanimidade moção de apoio a mobilização organizada pelos servidores.

Cordialmente,
Mary Roberta Meira Marinho – reitora do Instituto Federal da Paraíba”