Notícias

Nova Palmeira lidera a agenda global do clima na Paraíba com apoio da Funetec e capacita professores para os ODS 17

O município de Nova Palmeira, localizado a 220 km de João Pessoa, deu início a um importante evento nesta quinta-feira (1), com a participação da diretoria executiva da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB). Trata-se do Curso de Formação destinado aos professores do município, centrado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS17) da Organização das Nações Unidas (ONU), em preparação para a COP30. A gestão administrativa e financeira desta iniciativa está a cargo da Funetec-PB.

“Em 2024, todos os nossos esforços e eventos estão alinhados com as discussões sobre a mitigação dos impactos das mudanças climáticas. A participação da Funetec neste evento é estratégica, pois está voltada para a disseminação da agenda dos ODS, em um alinhamento com o município, que, sem dúvidas, será bastante bem-sucedida”, enfatizou Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação de Apoio.

A diretora de Projetos, Negócios e Relações Institucionais, Ingredhy Dantas, detalhou as temáticas do curso de formação para os professores da rede municipal de ensino de Nova Palmeira.

“Durante quatro meses, em quatro encontros, serão tratados os seguintes temas: a sensibilização da Agenda Global, o desenvolvimento regional sustentável e os indicadores do Estado da Paraíba; educação ambiental e preservação do bioma caatinga e os impactos ambientais do complexo eólico Serra da Palmeira”, explicou Ingredhy.

O prefeito Ailton Gomes elogiou o projeto que partiu da Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Funetec-PB: “Investir em educação é fundamental, é uma das melhores coisas que a nossa gestão pode fazer em benefício de professores e alunos do município”, disse.

A abertura do Curso de Formação para os Professores de Nova Palmeira, município com pouco mais de quatro mil habitantes, contou com a palestra do ex-deputado, Buba Germano, que parabenizou a Prefeitura pela capacitação dos professores e pelo alinhamento com a agenda global do clima. Buba também destacou o pioneirismo de Nova Palmeira.

“Por que o município de Nova Palmeira está à frente do Brasil? Está graças a sua inserção na Agenda Global dos ODS para sustentabilidade e educação sócioambiental. Então, esta cidade está na vanguarda e é protagonista de temas que o Brasil ainda está discutindo. Sabe por quê? Porque existe um comprometimento nosso aqui. Nós somos da região e a gente se preocupa com o nosso meio ambiente”, enfatizou Buba Germano.

As aulas começam nesta sexta-feira (2) e seguem até 19 de abril.