Política com pimenta

“Com harmonia quem ganha é o povo”, frase de João Azevêdo descreve clima com ALPB

“Com harmonia quem ganha é o povo”, foi como descreveu o  governador João Azevêdo sobre momento atual nas relações entre o poder executivo da Paraíba e a Assembleia Legislativa  da Paraíba (ALPB). Azevedo lei a mensagem de abertura dos trabalhos da 20• legislatura na Casa. A sessão contou com a presença de representantes dos três poderes e de órgãos de controle.

Azevêdo disse que a missão é criar um ambiente harmônico entre os poderes e trouxe segundo ele, uma ‘mensagem de esperança’ para que possa continuar produzindo.

“O trabalho não se encerra a cada ano que termina. É uma prestação de contas resumida para mostrar que a Paraíba está no rumo certo e antecipou que muita coisa irá acontecer em 2024”, comentou.

Dentro dessa perspectiva , o gestor ainda antecipou um dos programas a serem exercitados em 2024. Sair de três hospitais para 15 unidades de saúde estruturado para atender pessoas com câncer e antecipou algumas ações do programa Paraíba contra o câncer.

“Queremos fazer com que todo hospital do estado possa fazer uma cirurgia, possa fazer uma biópsia e quimioterapia.m. Vamos estruturar os equipamentos. Teremos que ter três petiscam. É um projeto ambicioso, mais uma ação na saúde. Tivemos o apoio do governo federal e também iremos entrar com nosso empenho”, enfatizou.

Para 2024, o chefe do Executivo estadual garantiu a manutenção do ritmo de trabalho, visando proporcionar ainda mais ações, investimentos e desenvolvimento para o Estado. “Somos um governo que não somente faz sua parte, mas que também contagia e estimula os demais setores da economia a se movimentarem e progredirem em defesa do bem comum. Não podemos parar, somos de fato um estado em transformação porque estamos em permanente desenvolvimento econômico. Vivemos o nosso melhor momento porque tivemos a coragem e a ousadia de quebrar paradigmas”, concluiu o governador.

O conselheiro Nominando Diniz, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), disse que a  Corte de Contas tem uma relação ampla com o

Poder legislativo e que deve continuar contribuindo para a governabilidade e o melhoramento do serviço público.

“Temos uma relação estreita com esta Casa, daqui saíram três conselheiros da Corte. Estamos sempre colaborando com o trabalho dos parlamentares”, disse.

Depois da solenidade de abertura dos trabalhos, João Azevedo respondeu questões dos jornalistas sobre a possibilidade de mudança da liderança na Casa. Depois dos murmurinhos, João afirmou não  estar preocupado com a mudança de nome na liderança do governo na Casa. Atualmente, o deputado estadual Chico Mendes é o nome de confiança do governador João Azevêdo na ALPB.

O chefe do executivo esclareceu que as decisões serão tomadas ao passo que ocorra a necessidade.

“Vai ser tudo consequência do resultado de eleição. Caso haja processo com a participação de pessoas que estão em comissões e em condições de liderança dentro da casa e se eleja, teremos que ter as devidas mudanças”, finalizou.

O deputado Chico Mendes, atual líder foi enfático ao dizer que não pediu pra sair e não foi comunicado dessa substituição, mas deixou claro que quem deve decidir é mesmo João Azevedo.

“Nem eu pedi pra sair, nem o governador mandou. Estou bem na liderança. Estar líder ou não, não muda a minha atuação aqui como deputado. A base do governo é sólida, temos bastante apoio e só quem pode tratar sobre essa mudança é o próprio governador João Azevedo”, enfatizou o parlamentar.

Em dia de casa cheia e de muita representação, alguns servidores públicos estaduais fizeram um movimento em frente à sede do Poder Legislativo para pedir a revisão dos reajustes ofertados pelo governo do Estado.

Sobre o protesto o governador disse que não há possibilidade. revisão de reajuste  “Nós apresentamos uma LOA em que o Estado foi ao seu limite da capacidade. Nos demais aumento linear até maior do que o governo federal. Só de aumento linear foram 21% do aumento dados aos servidores. Professores efetivos receberam  mais de 80% de aumento, plano de cargo e carreira dos policiais penais, a área de segurança atendemos a uma reivindicação antiga para desoneração da folha.  Esse impacto na folha é de R$ 450 milhões ao final do ano”, disse.

João Azevedo ainda antecipou: nós vamos incorporar 20% na bolsa de

Desempenho da Segurança e também de 20% na Bolsa Desempenho dos professores  e teremos também a incorporação da bolsa dos policiais.

O gestor ainda provocou: “diga qual foi o estado do Nordeste que deu um reajuste dessa tamanho?”, desafiou.

João Azevêdo agradeceu ao povo da Paraíba por endossar as ações do governo apresentando propostas através, principalmente, do Orçamento Democrático, assim como, das representações políticas federais, estaduais e municipais. “A Paraíba está onde está, chegou aonde chegou, por conta da união das forças sociais, políticas e econômicas. O governo vem fazendo sua parte, assim como a sociedade e os parlamentos dessa Assembleia Legislativa. Agora, iniciamos uma nova etapa. Esperamos resultados ainda melhores para a Paraíba e, logicamente, para os paraibanos. Sabemos dos desafios que nos aguardam, mas nada, absolutamente nada, pode amedrontar ou travar quem batalha em prol dos seus com espírito público, método e disciplina”, destacou o governador.

O governador João Azevêdo prestou conta de obras de infraestrutura concluídas em andamento em diversos municípios, além de melhorias nas áreas da saúde, educação, mobilidade urbana e segurança hídrica. João ressaltou que a gestão vem, ao longo dos cinco últimos anos, colecionando um conjunto de conquistas e resultados divulgados inclusive pelo IBGE. “Nos últimos anos, por exemplo, o PIB da Paraíba deu um salto de oito posições, superando as taxas dos vizinhos estados da região, alçando a nossa Paraíba da 18ª posição para a 10ª posição entre os estados brasileiros, o que representa um crescimento de 9,9 pontos percentuais, taxa que supera a da região [Nordeste], que foi 4,3, e também a do país, que foi 4,8%. Esses índices não nos servem apenas de orgulho, nos servem sobretudo de estímulo”, avaliou João.

O presidente da Assembleia, deputado Adriano Galdino, destacou que a solenidade é também o momento em que a Casa do povo recebe representantes de todos os Poderes, ratificando a importante e necessária harmonia entre o Legislativo, Executivo e Judiciário. “É motivo de muita alegria ver esta Casa cheia com a presença de representantes dos Poderes, mas também dos representantes do povo”, afirmou o presidente

O presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebeu o governador do Estado e destacou a forma como tem administrado a Paraíba, ressaltando que o equilíbrio fiscal, as ações desenvolvidas e os investimentos realizados têm sido vistos como modelo para todo o país. “É com imensa satisfação e alegria que estamos recebendo o governador João Azevêdo, que tem sido parceiro do Poder Legislativo e dos demais Poderes da Paraíba. O governador tem construído a cada dia uma Paraíba melhor e mais justa para todos. É um governo que é referência não só para o Nordeste, mas para todo o Brasil. Quando andamos pelos estados vizinhos, os elogios são ao governador João e à sua maneira de fazer gestão. É preciso que cada um de nós tenha essa consciência. O governador João tem dado o seu recado com muita eficiência”, declarou o presidente.

A sessão contou ainda com a presença do vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; do desembargador Marcos Cavalcante Albuquerque, representando o TJPB; do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; da defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes; do presidente do TCE-PB, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho; e o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra.