Legislativo

Deputado defende criação de um Batalhão de Segurança das Escolas Estaduais

O deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos) defendeu a criação de um Batalhão de Segurança das Escolas Estaduais, formados por policiais que estão afastados e tentam a reintegração aos quadros da Polícia Militar. Ele apresentou um Requerimento, nesta terça-feira (18), solicitando uma audiência pública na Assembleia Legislativa (ALPB) para discutir a viabilidade financeira do Batalhão. A audiência acontecerá no âmbito da Comissão de Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária, em data ainda a ser agendada.

Diante do aumento no número de casos de ataques a escolas em todo país, o deputado Jutay Meneses propõe que os quadros do batalhão escolar sugerido deveriam ser compostos, preferencialmente, pelos policiais militares afastados e que buscam a reintegração aos quadros da Polícia Militar. “Estaríamos contemplando mais de 300 pessoas que estão pleiteando o retorno e teríamos policiais experientes protegendo nossas escolas”, destacou.

Para o deputado, a inteligência policial precisa atuar para acompanhar mais de perto as escolas e também buscar meios de garantir uma segurança efetiva em cada unidade. “Além das consequências trágicas dos ataques nas escolas, passamos a conviver com o medo gerado por notícias falsas e ameaças infundadas. Fato é que as famílias estão em pânico, temendo enviar suas crianças para as escolas por medo de que novos ataques aconteçam. Precisamos nos antecipar a estes crimes bárbaros e os batalhões são essenciais nesse processo”, defendeu.

Plano de Segurança – O deputado Jutay Meneses chegou a apresentar na Assembleia Legislativa (ALPB) o projeto de Lei 271/2023 que estabelece diretrizes para a criação de ‘Plano de Segurança Escolar’ em escolas públicas estaduais. “A criação de uma lei nesse sentido visa estabelecer diretrizes básicas para a elaboração de um Plano de Segurança Escolar nas escolas estaduais paraibanas, a fim de garantir um ambiente seguro e saudável para os alunos, professores e demais funcionários”, comentou.